Participe do III Concurso Literário do Instituto Vita Alere

“Memória Viva: Histórias de Sobreviventes do Suicídio”

Se você já conviveu ou convive com o comportamento suicída, perdeu alguém para o suicídio ou enfrentou esse tema em seu meio de trabalho, seja ele na área da saúde, educação ou comunicação, mande sua história em forma de conto, crônica ou poesia para o III Concurso Literário Memória Viva Histórias de Sobreviventes do Suicidio.

A escrita pode ser terapêutica e eternizar não apenas a dor e a saudade, mas aquilo que ficou de quem partiu; de uma vida que não se resume ao ato final.

Um texto pode registrar e compartilhar como foi possível ressignificar um sofrimento que chegou quase ao limite e encontrar força para seguir em frente, depois de uma tentativa de suicídio.

Ao contar uma história, se pode dizer dos desafios e do aprendizado pessoal que uma experiência profissional tão difícil trouxe.

Serão premiadas as 3 primeiras obras e as 10 primeiras obras de cada categoria integrarão uma coletânea sobre histórias de sobreviventes do suicídio.

Informações e inscrições: [email protected]

Prazo de envio: 05 de setembro de 2020

Regras de Inscrição:

O III Concurso Literário Memória Viva Histórias de Sobreviventes do Suicidio tem como objetivo dar espaço para que sejam contadas e publicadas histórias relacionadas ao tema suicídio no que diz respeito à experiência, vivência e superação.

Acreditamos que as coisas não mudam se não falarmos sobre elas, e que ao divulgar essas histórias estamos produzindo impacto positivo, na sociedade, em quem escreve e em quem lê.

Vamos juntos diminuir esse tabu, compartilhar histórias de sobrevivência, superação, esperança e honrar as histórias e memórias daqueles que convivem ou conviveram com o suicídio.

O III Concurso Literário Memória Viva Histórias de Sobreviventes do Suicidio é uma iniciativa do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio.

II – DOS OBJETIVOS

Incentivar a produção literária de histórias relacionadas ao tema “Suicídio”, contribuindo para o aumento da consciência pública do assunto e compartilhando histórias de sobrevivência, superação, manejo, esperança e aprendizado.

Dar espaço aos “sobreviventes” e às pessoas que lidam com o tema, para que contem suas histórias sem julgamento e assim possam ajudar outras a lidarem com histórias parecidas.

Inspirar pessoas a falarem mais livremente sobre o assunto, contribuindo para a diminuição do tabu e o aumento da consciência pública em relação ao tema “Suicídio”.

III – DA PARTICIPAÇÃO

Poderão concorrer:

Pessoas maiores de 18 anos;
Pessoas com idade entre 16 e 17 anos, residentes no território nacional, com autorização e assinatura dos pais ou responsáveis na ficha de inscrição e no termo de cessão de direitos autorais;
É vetada a participação de colaboradores do Instituto Vita Alere;
Podem participar pessoas que aceitem compartilhar suas histórias e/ou crônicas e/ou poesias de não ficção com relação à sobrevivência, superação, manejo ou aprendizado.

Parágrafo único. Cada participante poderá́ inscrever até duas obras inéditas em português de não ficção. São consideradas inéditas histórias, poesias ou crônicas que nunca foram publicadas em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico, e/ou classificadas em qualquer concurso de cunho literário.

IV – DA NATUREZA E DO TEMA

Entende-se por crônica um texto curto sobre acontecimentos do cotidiano, narrado em 1ª ou 3ª pessoa do singular.

Temas relacionados: Suicídio; Luto por Suicídio; Comportamento suicida; manejo do comportamento suicida.

A obra deve ser baseada em fatos reais acontecidos com o participante. Obras de ficção serão desclassificadas.

V – DAS INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e estarão abertas entre 01 de março a 05 de setembro de 2020.
As inscrições devem ser enviadas exclusivamente para o e-mail [email protected] , contendo os seguintes arquivos em PDF:
a) FICHA DE INSCRIÇÃO devidamente preenchida e assinada;
b) CÓPIA do RG, ou outro documento oficial com foto;
c) A OBRA concorrente, conforme especificações descritas no item VII.
d) O TERMO DE CESSÃO DOS DIREITOS AUTORAIS devidamente preenchido e assinado;
O ato da inscrição implica na plena aceitação, por parte dos inscritos, das normas estabelecidas neste regulamento, bem como a cessão, por tempo indeterminado, sem ônus, dos direitos autorais dos trabalhos inscritos, para eventual publicação, em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico.

VI – DAS CATEGORIAS

As obras deverão ser inscritas conforme a categoria que pertencem.

I – Obras relacionadas a ideações, comportamentos e/ou tentativas de suicídio.

II – Obras relacionadas ao luto por suicídio.

III – Obras relacionadas a prática profissional, seja ela de ensino, comunicação, saúde…

VII – DAS OBRAS

As obras devem ser, obrigatoriamente, inéditas e escritas em língua portuguesa, ficando automaticamente desclassificadas, em qualquer etapa, aquelas já publicadas de forma impressa ou virtual, no todo ou em qualquer parte, ou divulgadas por qualquer meio de comunicação.

Entende-se por obra histórias, crônicas, autobiografias ou poesias.

Qualquer texto enviado deverá ser autoral e não serão aceitos nenhum tipo de material publicitário.

A ficha de inscrição e este regulamento estarão disponíveis no site www.vitaalere.com.br

Informações complementares poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected]

a) A obra deve ser digitada, gravada em arquivo com extensão PDF. As páginas deverão ter o formato A-4, com fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento duplo e alinhamento justificado, com margens de 3cm. O título da crônica deverá constar na parte superior da página inicial, digitado em negrito, em fonte Times New Roman, tamanho 14, alinhamento centralizado. A crônica não pode ter ilustrações e sua extensão dever ter no mínimo 1 (uma) página e no máximo 4 (quatro) páginas.

b) A obra não pode ser assinada nem possuir qualquer marca que possa eventualmente identificar o autor.

c) A obra que estiver fora das normas pré-estabelecidas será automaticamente desclassificada.

Parágrafo único: é proibida qualquer forma de identificação nas margens, no rodapé e no texto da história, poesia ou crônica, como pseudônimo, nome ou sobrenome do autor, suas iniciais, assinatura ou rubrica do autor.

VIII – DA SELEÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO

Comissão Julgadora
As obras serão analisadas e selecionadas por uma Comissão Julgadora especialmente designada pelo Instituto Vita Alere, composta por 3 (três) membros, que procederá à seleção de 10 (dez) obras e as classificarão em ordem decrescente de pontos em cada categoria. Os pontos não serão divulgados.

A decisão da comissão é soberana e irrecorrível.

VIII – DOS RESULTADOS

A divulgação do resultado será feita dia 10/09/2020, Dia Internacional de Prevenção do Suicídio, por live em nossas redes sociais e será publicado posteriormente no site www.vitaalere.com.br e na página do facebook em até 3 dias úteis.

IX – DA PREMIAÇÃO

Serão premiados os autores dos 3 (três) primeiros lugares de cada categoria, que também terão seus textos publicados na íntegra no site do Vita Alere.

Serão divulgados na página do Instituto Vita Alere os autores e títulos dos outros 7 (sete) lugares posteriores de cada categoria.

1o prêmio categorias I, II e III: KIT contendo 3 livros, certificado e divulgação da obra na íntegra pelo site do Instituto Vita Alere.

2o prêmio categorias I, II e III: KIT contendo 2 livros, certificado e divulgação da obra na íntegra pelo site do Instituto Vita Alere.

3o prêmio categoria I, II e III: 1 livro, certificado e divulgação da obra na íntegra pelo site do Instituto Vita Alere.

Os prêmios serão enviados para o endereço constante na ficha de inscrição em até 5 dias úteis da divulgação dos resultados, caso a pessoa não esteja presente no II Simpósio Paulista de Prevenção e Posvenção do Suicídio, via PAC. O custo do envio do prêmio ao endereço cadastrado será pago pelo Instituto Vita Alere. Caso haja alguma restrição de entrega da encomenda com o prêmio no endereço cadastrado por limitação dos Correios, o vencedor deverá ir até a agência que atende ao seu domicílio retirar a encomenda. Eventuais custos de transporte ou locomoção até a agência dos correios deverão ser custeados pelo vencedor.

A lista com os livros pertencentes a cada KIT estará disponível no site do Instituto Vita Alere. Não será possível a troca dos prêmios de cada categoria.

Todos os participantes receberão certificado de participação, fornecido pelo Instituto Vita Alere se a obra estiver de acordo com as regras gerais.

As 10 (dez) obras com maior pontuação de cada categoria integrarão uma coletânea a ser publicada a posteriori pelo Instituto Vita Alere.

Somente será premiada 1 (uma) obra de cada autor, com o prêmio de maior colocação.

Fica a critério do Instituto Vita Alere, a título de menção honrosa, se outras histórias, crônicas ou poesias, além das selecionadas, poderão fazer parte da coletânea.

Parágrafo único. Os autores das obras selecionadas receberão certificado de premiação e 1 (um) exemplar da coletânea cada um (se impressa), quando a coletânea for lançada.

X – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Escritores que queiram manter o anonimato podem trocar o nome das pessoas e/ou locais relatados em sua obra para que não haja identificação das pessoas e podem se inscrever por um pseudônimo, porém seus dados completos devem ser preenchidos corretamente na ficha de inscrição.

A revisão do texto é de responsabilidade do escritor.

As obras selecionadas só poderão ser publicadas em quaisquer meios de comunicação, impresso ou eletrônico, após a solenidade de entrega da premiação.
Os autores cujas obras tenham sido selecionadas para integrar a coletânea deverão assinar e encaminhar ao Instituto Vita Alere, no prazo determinado, o termo de Cessão de Direitos Autorais impresso e preenchido (conforme consta na ficha de inscrição), com firma reconhecida em cartório. O não envio deste documento inviabiliza a publicação da obra na coletânea. Só será necessário enviar este documento SE selecionado para a coletânea.
O Instituto Vita Alere reserva-se o direito de:

a) utilizar os trabalhos selecionados, em material institucional, por prazo indeterminado;
b) proceder à revisão gramatical das obras selecionadas, com a finalidade de publicação da coletânea;
d) não efetuar, sob nenhuma forma, pagamento de direitos autorais;
e) não se responsabilizar por cópias, plágios ou fraudes;
f) a diagramação dos textos seguirá os critérios estipulados pelo Instituto Vita Alere;
g) desclassificar o participante que não entregar a documentação completa solicitada neste regulamento.

XI – DA CONCORDÂNCIA AO REGULAMENTO

Os participantes, ao se inscreverem, manifestam plena concordância com o presente Regulamento, cujo descumprimento ensejará em desclassificação.
Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela direção do Instituto Vita Alere.

A inscrição no III Concurso Literário Vita Alere não está atrelada à Inscrição no III Simpósio Paulista de Prevenção e Posvenção do Suicídio. Caso a pessoa queira participar do Simpósio deverá fazer a inscrição neste separadamente e aguardar confirmação de vaga.

Este concurso é de cunho exclusivamente cultural e recreativo, sem subordinação a qualquer modalidade de álea, pagamento pelos concorrentes, nem vinculação destes ou dos contemplados à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, realizado com base no art. 3º, II, da Lei 5.768/71 e art. 30 do Decreto 70.951/72.

Você pode fazer o download das fichas abaixo:

Prêmio Vita Alere sobreviventes suicidio_direitosautorais

Prêmio Vita Alere sobreviventes suicidio_fichainscricao

Prêmio Vita Alere sobreviventes suicidio_autorizacaomenores