O QUE FAZEMOS - PESQUISAS - Centro de Inovação e Pesquisa em Tecnologia, Saúde Mental e Suicidologia.
Pesquisa relevante e ética em tecnologia, saúde mental e suicidologia.
Reconhecemos a importância fundamental da pesquisa científica para o progresso e compreensão da saúde mental. Por isso inauguramos em 2023 o Centro de Inovação e Pesquisa em Tecnologia, Saúde Mental e Suicidologia (CIP Vita Alere).
Nosso objetivo
O CIP tem como objetivo ser uma referência emergente de conhecimento e pesquisa nas áreas de tecnologia, saúde mental e suicidologia, buscando reconhecimento por sua produção ética, responsável e socialmente relevante, produzindo estudos inovadores e colaborativos entre as áreas estudadas.
O que fazemos?
Desenvolvemos pesquisas de base nas áreas de inovações tecnológicas, inteligência artificial e redes sociais, relacionando-as com a saúde mental e a suicidologia. Nossos estudos abordam temas como bem-estar, autolesão, prevenção e posvenção ao suicídio, pensando-os dentro do contexto das novas tecnologias e das redes sociais.
Os projetos realizados pelo CIP partem do compromisso com objetivo de executar a pesquisas de excelência ética e técnico-profissional, respeitando os conflitos de interesse e todas as regulamentações em vigor no Brasil. Também colaboramos com profissionais da área, cientistas e diversos setores da sociedade, a fim de gerar reflexões, diretrizes, artigos e outros materiais relevantes.
Nosso conselho científico é formado pelos professores doutores e pesquisadores:
Dr. José Manoel Bertolote: Médico e Professor Sênior do Depto de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, da Faculdade de Medicina da UNESP.
Dra. Maria Júlia Kóvacs: Psicóloga e Livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP.
Dra. Elaine Alves: Psicóloga com Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia USP. Fundadora Prestar Cuidados em Psicologia
O que queremos?
Com o crescimento do CIP, esperamos aumentar os apoios e as parcerias com instituições e pesquisadores externos, além de possibilitar a oferta de bolsas de pesquisa para incentivar o desenvolvimento técnico-científico entre estudantes.
Disponibilizamos os resultados das pesquisas em diferentes formatos e para diferentes públicos. A partir da produção de livros, cartilhas, vídeos e cursos, visamos aumentar a consciência pública sobre o tema, promovendo a saúde mental e o bem-estar digital.
Conheça nossas linhas de pesquisa
Saúde Mental, Tecnologia e Bem-Estar digital entre crianças e adolescentes
Buscamos compreender as expectativas, padrões de uso e necessidades dos adolescentes em relação às mídias digitais, avaliando o impacto na saúde mental dos jovens e desenvolvendo estratégias de intervenção e gestão eficazes para esse cenário.
Bem-Estar, comunicação e relações digitais
Buscamos compreender o uso cotidiano de tecnologia e ferramentas digitais por adolescentes e jovens, investigando como se comunicam entre si. Além disso, analisamos o impacto dessas interações no bem-estar digital e na saúde mental tanto dos indivíduos quanto dos influenciadores digitais.
Suicidologia e
tecnologia
Focamos na investigação de recursos tecnológicos e aspectos relevantes da tecnologia para identificar riscos e aprimorar estratégias e ferramentas tanto de prevenção quanto de posvenção (luto) do suicídio.
Entenda agora mesmo o que realmente importa sobre a relação dos jovens com dispositivos móveis e redes sociais!
Baixe nosso relatório “O que sabemos sobre a relação entre tempo de tela e os adolescentes?” e nossa cartilha voltada para pais e educadores “Tempo de tela e adolescentes – encontrando o equilíbrio” tenha acesso a informações valiosas sobre o uso responsável da tecnologia e como ajudar jovens a navegarem de forma saudável no mundo digital.