SOBRE SUICÍDIO - Colcha da memória viva
Transformando Estatísticas em Histórias
Juntos, vamos mostrar que por trás das estatísticas, estão milhares de histórias e memórias daqueles que amamos.
A colcha tem como objetivo principal mostrar que não dá para ver no rosto quem vai se matar, diminuir o preconceito e mostrar que ninguém está sozinho nessa jornada. É uma colcha do amor.
Você está convidado a fazer parte da Colcha da Memória Viva do Brasil em conjunto com a AFSP (Fundação Americana de Prevenção do Suicídio) e o Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, fazendo um quadrado (quilt) em homenagem a um ente querido que morreu por suicídio. É fácil de fazer, pode ser digital ou físico.
A colcha da memória foi criada por Sandy Martin nos Estados Unidos depois que seu filho, Tony, tirou a sua vida.
Por favor, antes de começar leia essas instruções até o final, isso pode te ajudar a ter uma melhor ideia do que e como fazer.
Os quilts que compõem a colcha da memória viva são geralmente criados com uma ou mais fotografias da pessoa querida que morreu por suicídio, ele é muitas vezes acompanhado do nome da pessoa, data de nascimento e de morte. Um poema, frase, letra de música ou outra lembrança escrita podem ser inseridos, assim como outros desenhos ou gráficos. O que vale é a sua vontade e imaginação.
Não importa há quanto tempo o suicídio ocorreu, o importante é a sua vontade de colaborar e participar do projeto.
Agradecemos o seu apoio e participação! Juntos podemos ajudar a quebrar o tabu em torno do suicídio, do luto por suicídio e honrar aqueles que são muito amados.
Você pode participar de três formas:
- Pela “Colcha da Memória Viva Virtual”
- Pela Colcha da Memória Viva impressa em Tecido (instruções no final da página)
- Ajudando a divulgar essa campanha para as pessoas que você conhece; doando materiais para o quilt em tecido ou ajudando pessoas a confeccionarem seus quilts
Para as duas formas, o início é o mesmo, você pode utilizar um programa de texto (como o word) ou um programa de slides (como o power point ou canva). O tamanho da página deve ser A4 (29,7x21cm) com bordas de 4cm e a folha deve ser elaborada na vertical.
Você não precisa saber costurar e nem se preocupar em ser criativo. Um quilt simples com uma foto e pode ser tão poderoso quanto um mais elaborado. Oferecemos alguns exemplos para que você tenha ideias de como começar. Por favor, não se sinta restrito(a) à usar esses jeitos ou layouts.
Primeiro passo: Decidir como será o seu quilt
Você pode desenhar e fazer rascunhos se isso te ajudar. Por favor, não se esqueça do tamanho máximo da folha, da margem que precisa ficar em branco e da orientação da página.
Passo 2: Selecione a foto
Escolha uma ou mais fotos, elas podem ser impressas ou digitais. Caso for impressa, você precisará escaneá-la em um computador para transformá-la num formato digital. Caso você não saiba fazer isso sozinho ou não tenha um scanner, peça ajuda a algum conhecido ou vá até alguma loja de fotos, lan house ou papelaria que eles fazem isso para você. Hoje existem apps que te ajudam a escanear fotos. Você pode aumentar ou diminuir o tamanho da foto ou tirar partes que você não quer que apareçam.
Exemplos de quilts físicos:
Passo 3: Finalização
Neste momento você deve escolher se prefere que o quilt seja somente digital, somente impresso ou os dois.
Colcha Digital
Criando um novo quilt para a colcha digital:
A Colcha da Memória Digital é um espaço online onde os sobreviventes de perda de suicídio de todos os lugares podem honrar e compartilhar histórias sobre seus entes queridos usando vídeo, áudio, fotos e palavras – histórias que compõem os quadrados da nossa colcha virtual.
Ao escrever sobre seu ente querido, considere compartilhar histórias sobre um tempo especial que você teve com ele; falar sobre sua personalidade, seus interesses. Além disso, certifique-se de seguir estas diretrizes:
- Evite mencionar o método de morte de seu amado.
- Evite se referir a quaisquer nomes de medicamentos que ele tenha tomado.
- Seja discreto se você optar por divulgar quaisquer batalhas de saúde mental que você tenha experimentado na sequência da sua perda.
Tenha em mente que nos reservamos o direito de editar qualquer conteúdo que possa incomodar os visitantes desse site.
Agradecemos muito a sua ajuda!
Clique aqui para criar um quilt digital. ( https://vitaalere.com.br/colchamemoriaviva/)
Colcha em Tecido
Para a colcha em tecido, você tem duas opções.
1) Enviar o quilt digital para o Vita Alere imprimir. Salvar o arquivo em PDF e enviar pelo email [email protected] que fazemos a impressão, o transfer para o tecido e costuramos o quilt na colcha.
2) Enviar o quilt pronto:
- Corte o tecido do tamanho 30×21, deixando uma margem de 3cm de cada lado, que serão usados para costurarmos umas às outras. Esta borda não ficará aparente.
- Você pode imprimir as fotos no papel de estamparia (papel transfer), que você encontra em papelarias. Isso pode ser feito na sua casa ou na própria loja. Você vai precisar de uma impressora, papel especial e um ferro de passar roupa.
- Após imprimir a(s) imagem(s), recorte e posicione-as no tecido previamente passado, siga as instruções do fabricante quanto ao tempo e temperatura do ferro para passar a imagem ao tecido.
- Após passar a imagem, você pode complementar com dizeres escritos com caneta para tecido ou com bordados.
- Quando seu quilt estiver pronto, envie o tecido para : Alameda Uananá, 200 – Moema – São Paulo – SP – CEP:04066-00, A/C Vita Alere.
Dúvidas: [email protected] ou www.vitaalere.com.br
Esta campanha é uma parceria da AFSP com o Instituto Vita Alere.
Outras instituições que queiram fazer parte do projeto, além de enviarem quilts para a colcha, podem enviar o símbolo da Instituição / Instituto / ONG para ser costurado juntamente com outros logotipos num retângulo reservado para “Parceiros / Com o apoio de:”
Quanto mais pessoas falando sobre o suicídio e participando da colcha, melhor!
Cada quadrado dessa colcha será feito por um sobrevivente diferente, com fotos, textos ou gráficos em memória do(a) amado(a). Cada quadrado do quilt é cuidadosamente costurado junto, assim somos lembrados de que nenhum sobrevivente está sozinho, que existem milhares de outras pessoas que também sentem a dor e a solidão de perder um ente querido para o suicídio.
Essas mantas são exibidas publicamente em eventos locais e nacionais, a fim de colocar um rosto humano sobre a tragédia do suicídio e ao seu efeito devastador, para aumentar a consciência pública sobre o suicídio e remover de pouco a pouco o estigma que é associado a esta questão.
Cuidados:
As colchas são mostradas publicamente e vistas por uma variedade de pessoas. Para honrar sua pessoa querida de uma maneira que também eduque as pessoas sobre o suicídio, pedimos a gentileza de não incluir o método de suicídio utilizado ou mensagens como “logo estaremos com você” ou “gostaria de estar com você”. Alguns estudos mostram que esse tipo de mensagem pode aumentar o risco de suicídio em pessoas que estejam vulneráveis e vejam o quilt. (Para saber mais sobre esse assunto, visite reportingsuicide.org. Se você tiver dúvidas sobre o que é ou não apropriado para incluir, por favor contate o Vita Alere pelo [email protected])