O QUE FAZEMOS - PESQUISAS - SOBRE USO DA TECNOLOGIA
Conhecimento profundo e atualizado à sua disposição
A tecnologia da internet e tudo o que surgiu a partir dessa nova forma de comunicação faz parte da vida da maioria das pessoas, sendo necessário aprender a utilizá-la de forma a usufruir o que há de melhor!
Esse mundo tem um potencial tanto agregador quanto prejudicial e traz muitos desafios para as famílias. Por exemplo, sabemos que tanto é possível serem encontrados grupos de apoio à vida, quanto grupos que incentivam o suicídio.
Devemos nos atentar para as possibilidades de minimizar os riscos da exposição à internet, discutindo em família os benefícios e as armadilhas existentes nesse ambiente. Conversar sobre o uso consciente e responsável da tecnologia deve ser uma das primeiras ações. É através do diálogo que poderemos falar sobre limites, sobre a liberdade de navegar na internet respeitando as etapas de seu próprio desenvolvimento e maturidade.
Os diversos conteúdos que terão acesso a partir daquele momento e quais são bacanas de serem acessados; essas atitudes fazem parte da construção do uso seguro da rede. Além disso, não podemos nos esquecer de buscar e fornecer orientações e informações no sentido de proteger-se das armadilhas existentes no universo virtual, como os assédios disfarçados de mensagens para jogos e os links que direcionam para sites impróprios. A partir de conversas diretas e transparentes podemos navegar juntos, conhecer esse novo universo através de várias perspectivas e negociar as regras para o uso da internet, desde o tempo de uso até quais conteúdos devemos conversar e, por vezes, evitar.
Sabemos que para algumas pessoas a internet pode servir como fuga, isolamento, fazendo com que a crise que está enfrentando fique pior, como ficar comparando sua vida com os outros, se importar com haters ou procurar conteúdos suicidas. Porém, também sabemos que a internet pode ser um lugar seguro e bom para iniciar a busca por apoio.
Muitas pessoas recorrem às redes sociais, por poderem falar o que estão passando ou sentindo ou por se sentirem acolhidas ao encontrar pessoas passando pela mesma situação, sendo que nem sempre essa compreensão está presente no mundo fora das redes. As redes sociais, por exemplo, oferecem recursos de auxílio imediato para quem precisa de ajuda.
Diagnóstico e sinais de alerta
Algumas pessoas procuram disfarçar seus sentimentos quando estão tristes ou preocupadas. Às vezes elas não querem causar mais problemas na vida dos que elas mais amam e preferem sofrer sozinhas, se isolam e tentam dar conta de seus sentimentos e angústias sem compartilhar nada com ninguém. Às vezes elas acham que todos estão felizes, menos ela ou se preocupam com julgamentos e opiniões.
É bom lembrar que nem sempre esses sinais são claros e fáceis de perceber. Além disso, não é vergonha alguma não estar bem! Isso não é um sinal de fraqueza, mas de que você pode estar enfrentando uma situação muito difícil e precisa de ajuda
Sinais de que algo não está bem:
- Tristeza persistente,
- Preferir ficar isolado,
- Perder o interesse por atividades que gostava antes,
- Irritação ou agressividade mesmo sem motivo,
- Tédio constante,
- Dizer frases como: “Eu sou burro”, “As coisas NUNCA dão certo para mim”,
- Pensar com frequência em morte,
- Achar que os outros ficarão melhor depois da sua morte,
- Achar que é um problema para todos,
- Achar que nada e ninguém pode ajudar.
É importante saber que alguns transtornos como a ansiedade e depressão podem surgir durante a adolescência e que tem tratamento.
É comum nos sentirmos ansiosos diante de algo que queremos ou esperamos muito, mas devemos prestar atenção quando começamos a nos sentir assim sem que haja algum motivo aparente que justifique nossa euforia e agitação.
SINTOMAS PSICOLÓGICOS DA ANSIEDADE:
- Constante tensão ou nervosismo,
- Sensação de que algo ruim vai acontecer,
- Problemas de concentração,
- Medo constante,
- Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o problema,
- Preocupação exagerada em comparação com a realidade,
- Problemas para dormir,
- Irritabilidade.
SINTOMAS FÍSICOS DA ANSIEDADE:
- Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração,
- Respiração ofegante ou falta de ar,
- Aumento do suor,
- Tremores nas mãos ou outras partes do corpo,
- Sensação de fraqueza ou cansaço,
- Boca seca,
- Mãos e pés frios ou suados,
- Náusea,
- Tensão muscular,
- Dor de barriga ou diarréia,
- Agitação dos braços e pernas.
PEÇA AJUDA E BUSQUE ALGUÉM DE CONFIANÇA CASO PERCEBA QUE TEM ALGUNS DOS SINTOMAS RELATADOS!
ATENÇÃO: A depressão é um quadro de adoecimento que merece receber especial atenção e que precisa de tratamento feito pelo psicólogo, psiquiatra, ou os dois. Com o tratamento adequado as coisas podem ser melhores. Estar deprimido não é sinônimo de estar triste e somente um profissional da área da saúde poderá diagnosticar e tratar dessas questões de saúde mental! Muitos dos sintomas podem estar presentes na adolescência e são normais. Caso perceba que eles estão muito fortes, que você tem vários sintomas ao mesmo tempo, que eles estão te trazendo sofrimento, não tem uma causa definida e que não passam, busque ajuda.
Na internet, preste atenção em status, publicações, mensagens, fotos ou vídeos com estes conteúdos. Os sinais de alerta podem aparecer em:
- Postagens constantes sobre morte,
- Músicas cujas letras falam sobre desesperança,
- Fotos ou ilustrações de métodos,
- Afastamento das relações com amigos e pessoas queridas,
- Consumo de conteúdos também nas redes sobre morte (não apenas postagem ativa),
- Participação em grupos de mensagens com apologia ao suicídio,
- Perda do controle sobre o tempo e tipo de conteúdo acessado (tenta parar de ver e não consegue, mesmo quando fica mal),
- Postagens autodepreciativas (ironias e piadas sobre si mesmo, dentre outros),
- Participação em desafios violentos de alto risco,
- Afastamento das relações com amigos e pessoas queridas também nas redes,
- Participação em grupos de mensagens com apologia ao suicídio,
- Publicações durante a madrugada com frequência,
- Uso constante de emojis que indiquem que a pessoa se sinta triste, sozinha, perdida.
SINAIS DE ALERTA SOBRE O USO DA INTERNET E DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS:
- Mudanças repentinas nos usos da Internet,
- Uso compulsivo de jogos de extrema violência,
- Participação em grupos de apologia ao suicídio e autolesão
- Postagens de despedida,
- Postagens com fotos de morte, suicídio ou cortes,
- Abandono repentino das redes sociais,
- Reprodução de desafios perigosos com risco à vida.
Vale lembrar que nenhum desses fatores de risco deve ser considerado de maneira isolada. Sua associação com os demais fatores apresentados acima podem ser um sinal de alerta.
CUIDANDO DA SUA SAÚDE MENTAL ONLINE:
Quando estamos online, temos acesso a uma variedade imensa de conteúdos. Você pode selecionar os temas de seu interesse e evitar conteúdos duvidosos ou que podem te fazer sentir mal ou piorar a situação quando você já está mal. Quando perceber este sentimento, vale se desconectar um pouco ou buscar outros conteúdos que curta.
É importante duvidar de alguns conteúdos encontrados na internet. Pense se você concorda com o que vê. Não acredite em tudo que é colocado nas redes e nem que as pessoas tenham as vidas tão perfeitas, felizes e sem a presença da tristeza, como algumas delas demonstram nas redes sociais. Não existe vida perfeita ou só de felicidade, nem na rede e nem em lugar algum! Lembre-se que as pessoas podem escolher mostrar apenas uma parte da vida delas.
A gente sabe que a vida é feita de MUITOS momentos e alguns deles são difíceis. Por isso é tão importante buscar ajuda sempre que achar que está difícil lidar com algum destes momentos difíceis. Você pode encontrar muitos conteúdos de ajuda na rede. Com certeza você curte muitas coisas online e pode perceber que há conteúdos que fazem bem e outros nem tanto. Sempre acontece de começar a ver uma coisa e de repente estamos em outras que nem imaginávamos.