Os fundadores do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio são especialistas que trabalham com a prevenção do suicídio e com o processo de luto, além de serem acadêmicos que têm produção literária e acesso aos instrumentos de avaliação e intervenção em pacientes e familiares. 

Este local de trabalho, pesquisa e acolhimento começou a ser sonhado há muitos anos atrás, em 2009, na escuridão da Suécia, enquanto Karen realizava o mestrado. Voltar para o Brasil e oferecer um local de apoio, tratamento, discussão, produção literária e cursos na área de prevenção e posvenção do suicídio era um sonho que não poderia ser concretizado solitariamente, porque não existiria a possibilidade da semente ser transformada em realidade.

Dentre as pessoas conhecidas, Karina, que havia se formado junto com Karen no Instituto Sedes Sapientiae e participado do I Curso de Prevenção e Posvenção do Suicídio, ministrado pela Karen no IGSP em 2012 e que trabalhava com o suicídio segundo o aporte da Gestalt-terapia, foi lembrada.

Karen e Karina se encontraram para um café, e Karina disse que tinha um projeto cujo objetivo estava direcionado ao atendimento a familiares sobreviventes e que, talvez, pudessem pensar em um grupo de terapia ao luto por suicídio.

Durante o I Curso de Prevenção e Posvenção do Suicídio, o primeiro a trazer o termo Posvenção para o Brasil, realizado no Instituto Gestalt de São Paulo e sob a coordenação e docência de Karen, em 2012, Karen e Karina começaram a sonhar juntas. Foi no dia 11 de outubro de 2012, que a parceria entre as duas foi firmada para que um instituto sobre prevenção e posvenção do suicídio fosse criado. Por indicação de Karina, o psiquiatra doutor Teng, experiente na lida com o suicídio, surgiu como a pessoa que poderia agregar ao time de uma equipe interdisciplinar. O trio foi formado: duas psicólogas e um psiquiatra com interesses acadêmicos e científicos uniram-se para que pudessem oferecer um espaço pioneiro no Brasil na lida do suicídio. Idealistas, ocupados, mas sobretudo esperançosos, iniciaram os encontros para que o espaço pudesse tomar forma.

Os primeiros encontros traziam uma preocupação comum: algo precisava ser feito, com urgência, para que os números pela morte por suicídio não aumentassem. Todos já haviam acompanhado inúmeras histórias de sofrimento e dor, e queriam proporcionar às pessoas um local de encontro que pudesse ser facilitador para que a dor fosse acolhida e cuidada.

Para representar esse trabalho, o nome Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio foi escolhido. Vita, do latim, significa vida e Alere, também do latim, significa cuidar, dar suporte, nutrir.

Cuidar da, nutrir e dar suporte à vida e à singularidade daqueles que nos procuram.

Dessa maneira, o objetivo do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio foi direcionado em prol da diminuição dos números alarmantes do suicídio, para acolher os sobreviventes e habilitar profissionais para o manejo da temática árdua e intrigante do suicídio.

O Instituto Vita Alere inaugurou no dia 31/08/13. Veja como foi!

Conheça o discurso da inauguração de autoria de Karen Scavacini clicando aqui.

Como caminhos mudam de direção conforme vão sendo percorridos, desde agosto de 2014, psicóloga Karen Scavacini fica como coordenadora e responsável pelo Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio. A psicóloga Dra. Karina Okajima Fukumitsu e médico psiquiatra Dr. Teng Chei Tung priorizaram outros caminhos e deixam a sociedade do Instituto, ficando somente como parceiros, mas sem responsabilidade jurídica. A presença deles foi fundamental para a fundação do Instituto, e é com muita gratidão que eles sempre estarão presentes em nossa história.

Hoje o Instituto é associado ao IASP (International Association for Suicide Prevention ou Associação Internacional de Prevenção do Suicídio) onde faz parte da Força Tarefa de Posvenção.

Trouxe para o Brasil o projeto “Colcha da Memória Viva” e é o único Instituto do país que realiza em parceria com a AFSP (American Foundation for Suicide Prevention ou Fundação Americana de Prevenção do Suicídio) o Dia Internacional dos Sobreviventes Enlutados pelo Suicídio.

Atualmente nossa equipe aumentou e conta com diversos profissionais, capacitados pelo próprio Instituto. Conheça eles aqui.