Livro – E agora? Um livro para crianças em luto por suicídio

Para comprar a versão impressa, clique no botão abaixo:

Sobre o livro:

“Por dia, 32 pessoas morrem por suicídio no Brasil, e pelo menos, outras 125 são deixadas para trás para lidarem com essas mortes, muitas delas crianças.

Representando um problema de saúde pública em nosso país, a cada 45 minutos uma pessoa coloca fim em sua própria vida. No mundo, o suicídio é responsável por uma morte a cada 40 segundos. E para cada suicídio ocorrido, cerca de 135 pessoas são impactadas de diferentes maneiras. Esses dados mostram a magnitude e importância de falarmos abertamente sobre este tema.

O suicídio é um evento trágico para toda a família. Crianças e adultos são extremamente impactados por essa morte e, muitas vezes, precisam de cuidados especiais.

Conversar com uma criança sobre o que aconteceu e sobre como ela está se sentindo pode fazer grande diferença em seu processo de luto e na busca de uma nova forma de existir no mundo.

Diminuir o estigma e tabu sobre o suicídio pode começar dentro de casa, com conversas francas, adequadas à idade e com o acolhimento do luto. Silenciar não significa resolver.

O enlutamento é um processo, e não um evento.

Esse livro é único ao tratar desse tema: traz explicações, propõe exercícios e ajuda crianças, pais, educadores e psicólogos nesse delicado percurso.

A autora trata de uma forma simples, sensível, corajosa e cuidadosa um tema difícil, dolorido e cheio de tabus.”

Opiniões sobre o livro:

“A vida é Mistério terrível e fascinante.

As vezes nos rouba o sonho e somos lançados no deserto do Sem-Fim.        

Um dia qualquer, um beija-flor, um raio de sol, uma gota de chuva nos devolve o horizonte: estamos de novo encantados.

Reencontramos a fonte, o caminho, o jardim.”  

Beatriz Helena Paranhos Cardella – Psicóloga e Psicoterapeuta

Morte é tema tabu no século XXI que se torna mais impactante quando a questão é o suicídio. O desafio se intensifica quando a pessoa enlutada é uma criança. Como explicar a morte por suicídio, violenta e inesperada com muitas possíveis histórias e trajetórias? E para uma criança que ainda está buscando compreender o que é o fenômeno morte e o que significam perdas na sua vida. Este livro assume a tarefa com maestria e sensibilidade procurando apresentar a gama de sentimentos que podem estar presentes, reforçando sua legitimidade, estimulando sua expressão, oferecendo caminhos para seu cuidado. São palavras e imagens num casamento criativo diante de assunto tão complexo

Maria Julia Kovács – Laboratório de Estudos sobre a Morte. Instituto de Psicologia USP.

“Após a morte de uma pessoa querida, é preciso dar um significado à perda, aceitá-la, continuar a viver… Esse “trabalho de elaboração de luto” é mais difícil no caso de um suicídio. Com um texto franco e direto, e com belas ilustrações, este livro, pioneiro na área, ajudará adultos e, especialmente, a criança a compreender e aceitar a perda de um ente querido.”

Neury J. Botega, psiquiatra, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas.

“E agora? Um livro para crianças em luto por suicídio, escrito por Karen Scavacini e lindamente ilustrado por Andrea Brazil, é sensível e delicado, pois conversar sobre suicídio com uma criança não é uma tarefa fácil! O suicídio abala todos que estão à sua volta, portanto dialogar sobre o luto por suicídio pode ajudar a diminuir o estigma e o tabu envolvido nesse tema.”

Profa. Psicóloga Adriana Zanonato, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, Terapia Sistêmica e Terapia EMDR.

Dados do Livro:


AUTORA: KAREN SCAVACINI 

ILUSTRADORA: ANDREA BRAZIL

72 páginas

2a edição – 2019

Editora Arte em livros

Para comprar a versão impressa, clique no botão abaixo: