Prevenção do Suicidio nas Forças de Segurança - 2023

Para comprar a versão impressa, clique no botão abaixo:

Sobre o livro:

A tragédia e a perplexidade que envolvem o suicídio sempre levaram a humanidade a questionar por que tal evento ocorre e o que poderia ser feito para preveni-lo. Este é um assunto particularmente sensível quando se trata de um grupo que encarna a segurança, a ordem e a proteção: nossas forças de segurança. Policiais, bombeiros, agentes penitenciários, militares, entre outros, estão constantemente expostos a situações estressantes e traumáticas que podem aumentar o risco de depressão, ansiedade e, eventualmente, suicídio. 

Em 2020 iniciamos uma jornada importante, um marco na prevenção e posvenção do suicídio no Brasil, um curso para formar multiplicadores ou guardiões, como gostamos de chamar. O curso foi desenvolvido e preparado com base nas melhores práticas nacionais e internacionais em prevenção do suicídio para as forças de segurança e que faz parte de um PIA, Plano Integrado de Atividades. 

O PIA foi constituído a partir das seguintes perguntas norteadoras: 

I. O que é suicídio e os principais multifatores? 

II. Como identificar o risco de suicídio entre colegas e amigos profissionais da segurança pública? 

III. Como abordar o profissional de segurança pública em risco de suicídio? O que fazer? 

IV. Para onde encaminhá-lo? 

V. O que fazer se eu não estiver bem? 

VI. Como prevenir o suicídio na minha Instituição? 

VII. Como ser um multiplicador e fazer a diferença? 

Após uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Instituto Vita Alere, a Safernet Brasil e com apoio da Meta, o curso está aberto gratuitamente para todos os profissionais da área de segurança e possui uma parte específica para instrumentalizar os profissionais das áreas da saúde e da assistência social e que inclui um plano de monitoramento, para sugerir atividades práticas a serem desenvolvidas nos locais de trabalho. 

É fundamental termos materiais como esse disponíveis para o público e para profissionais. Não bastam os altos índices de suicídio nessa população, o estigma e o preconceito, bem como a dificuldade de saber onde tem ajuda disponível tornam a questão de saúde mental ainda mais complexa. Há muito o que ser feito, e esse é um começo. 

Este livro é, portanto, um compêndio desse conhecimento. Ele combina teoria e prática de maneira a proporcionar uma visão ampla e aprofundada da prevenção do suicídio nas forças de segurança. Nele, você encontrará informações atualizadas sobre a epidemiologia do suicídio nesse grupo, bem como as peculiaridades que envolvem os fatores de risco e a natureza do trabalho. Além disso, apresenta uma variedade de estratégias de prevenção, detecção precoce, intervenção e posvenção que foram desenvolvidas, aplicadas e aprimoradas no decorrer do curso. 

A ideia principal é que este livro funcione como um recurso essencial para todos os profissionais da segurança, administradores, legisladores, bem como para aqueles que trabalham na área da saúde mental. Nosso objetivo é estimular a discussão, aumentar a conscientização e promover ações efetivas para prevenir o suicídio nas forças de segurança. Acreditamos que, ao entender melhor as particularidades desse grupo e ao aplicar estratégias eficazes, podemos construir um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para aqueles que arriscam suas vidas para proteger a nossa. 

Você terá acesso a capítulos especialmente preparados para o contexto da segurança pública, por profissionais, especialistas, mestres e doutores que tem experiência e conhecimento e vão te ajudar a se tornar um multiplicador de todo esse conteúdo, fazendo diferença em seu local de trabalho, na sua família e na sua comunidade. Embora este livro não tivesse sido planejado no início do curso, achamos de suma importância compartilhar esse conhecimento com todos que podem estar precisando de ajuda, que perderam alguém ou que possam ser multiplicadores. O livro teve origem a partir das transcrições das aulas do curso, portanto, você perceberá que, em alguns momentos, a linguagem é menos formal do que a de um livro originado de capítulos escritos para esse fim. 

Esse material foi desenvolvido após inúmeras reuniões da equipe Vita Alere, e depois foi analisada e debatida com profissionais da segurança pública. Pesquisas sobre o que é oferecido no mundo e no Brasil para as forças de segurança foram realizadas. Contatos nacionais e internacionais foram estabelecidos. 

Acredito que estamos no meio de uma mudança positiva de cultura e comportamento, relacionados a um bem-estar psicológico para um cuidado mais integrado em saúde mental. E este material é um dos passos e o seu papel é fundamental. Procurar, e se dar o direito de ter, ajuda psicológica em tempos de crise ou necessidade tem mais relação com aumentar a força e resistência do que confirmar fraqueza. 

Os índices de suicídio nas forças de segurança são maiores do que na população geral e, portanto, precisamos de intervenções específicas e desenvolvimento de planos de prevenção, intervenção e posvenção pensados especialmente para mudar esse quadro. Mais oportunidades para uma intervenção precoce existem quando membros, incluindo familiares, são treinados para reconhecer uma potencial crise suicida e saberem o que fazer para interromperem essa jornada. 

O autocuidado também é fundamental, por isso não se esqueça que caso precise falar com alguém agora ou em qualquer outro momento, tem sempre o CVV, pelo 188 ou cvv. org.br. 24 horas por dia, 7 dias na semana e atendimento anônimo. 

E claro, para que tudo isso acontecesse, muitas pessoas foram envolvidas, uma grande equipe. Então eu agradeço a toda equipe do Instituto Vita Alere envolvida nesse projeto, Mariana Caccicarro, Luciana França, Elis Cornejo, Gabriella Pessoa, Milena Reis e Érika Perina. 

Um agradecimento especial ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, à SEGEN e ao SENASP por acreditarem no nosso trabalho e firmarem essa parceria; à Safernet Brasil, parceiro fundamental durante essa jornada; aos professores, que dividiram seu conhecimento e à Meta, que percebeu a importância do tema e ajudou na realização do curso. 

À Daniela Reis e Silva e Diógenes Martins Munhoz pela assessoria e consultoria no planejamento do curso. 

A prevenção do suicídio é uma tarefa complexa e desafiadora, mas acreditamos que, com compreensão, empatia, informação e ação, podemos fazer a diferença. Portanto, convidamos você a embarcar nesta jornada de aprendizado e descoberta, à usar a sua criatividade junto com as informações que você vai receber aqui. Esperamos que as informações e estratégias apresentadas aqui possam ser úteis e efetivas em suas práticas diárias. 

Converse com os seus colegas, faça contatos e transforme esse conhecimento em ação. 

Lembre-se também de uma parte fundamenta, se cuide! Peça ajuda se precisar! O seu papel é fundamental e você não está aqui sozinho, a gente está aqui para transformar. 

A prevenção do suicídio é tarefa para muitas mãos, e por isso estamos hoje aqui, muitas mãos unidas com um propósito comum. Deixe a cabeça aberta, os preconceitos de lado, prepare-se e venha conosco nessa jornada. 

Para comprar a versão impressa, clique no botão abaixo: