O Instituto Vita Alere reconhece a importância fundamental da pesquisa científica para o progresso e compreensão da saúde mental. Por isso, com o apoio do TikTok, inauguramos o Centro de Inovação e Pesquisa (CIP) em Tecnologia, Saúde Mental e Suicidologia.

Nosso objetivo

O CIP tem como objetivo ser uma referência emergente de conhecimento e pesquisa nas áreas de tecnologia, saúde mental e suicidologia, buscando reconhecimento por sua produção ética, responsável e socialmente relevante. Além de produzir estudos inovadores e colaborativos entre as áreas estudadas.

O que fazemos?

Desenvolvemos  pesquisas de base nas áreas de inovações tecnológicas e redes sociais, relacionando-as com a saúde mental e a suicidologia. Nossos estudos abordam temas como bem-estar, autolesão, prevenção e posvenção ao suicídio, pensando-os dentro do contexto das novas tecnologias e das redes sociais. 

Nosso trabalho começa com o maior aprofundamento do problema a ser estudado, para então desenvolvermos um projeto de pesquisa. A partir disso, iniciamos os estudos e, ao seu encerramento, desenvolvemos um Relatório Final e materiais diversos de divulgação, para que o conhecimento chegue em diversos públicos e através de diversos formatos. 

Os projetos realizados pelo CIP partem do compromisso com objetivo de executar a pesquisas de excelência ética e técnico-profissional, respeitando os conflitos de interesse e todas as regulamentações em vigor no Brasil. Também colaboramos com profissionais da área, cientistas e diversos setores da sociedade, a fim de gerar reflexões, diretrizes, artigos e outros materiais relevantes.

Nosso conselho científico é formado pelos professores doutores e pesquisadores:

Dr. José Manoel Bertolote: Médico e Professor Sênior do Depto de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria, da Faculdade de Medicina da UNESP.

Dra. Maria Júlia Kóvacs: Psicóloga e Livre docente do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo – USP.

Dra. Elaine Alves: Psicóloga com Pós-Doutorado pelo Instituto de Psicologia USP. Fundadora Prestar Cuidados em Psicologia

O que queremos? 

Com o crescimento do CIP, esperamos aumentar os apoios e as parcerias com instituições e pesquisadores externos, além de possibilitar a oferta de bolsas de pesquisa para incentivar o desenvolvimento técnico-científico entre estudantes. 

Disponibilizaamos os resultados das pesquisas em diferentes formatos e para diferentes públicos. A partir da produção de  livros, cartilhas, vídeos e cursos, visamos aumentar a consciência pública sobre o tema, promovendo a saúde mental e o bem-estar digital.

CONHEÇA AS NOSSAS LINHAS DE PESQUISA

saude-mental-tecnologia

Saúde Mental, Tecnologia e Bem-Estar digital entre crianças e adolescentes

Buscamos compreender as expectativas, padrões de uso e necessidades dos adolescentes em relação às mídias digitais, avaliando o  impacto na saúde mental dos jovens e desenvolvendo estratégias de intervenção e gestão eficazes para esse cenário.

bem-estar-comunicacao

Bem-Estar, comunicação e relações digitais

Buscamos compreender o uso cotidiano de tecnologia e ferramentas digitais por adolescentes e jovens, investigando como se comunicam entre si. Além disso, analisamos o impacto dessas interações no bem-estar digital e na saúde mental tanto dos indivíduos quanto dos influenciadores digitais.

suicidologia-tecnologia

Suicidologia e
tecnologia

Focamos na investigação de recursos tecnológicos e aspectos relevantes da tecnologia para identificar riscos e aprimorar estratégias e ferramentas tanto de prevenção quanto de posvenção (luto) do suicídio.

Entenda agora mesmo o que realmente importa sobre a relação dos jovens com dispositivos móveis e redes sociais!

Baixe nosso relatório “O que sabemos sobre a relação entre tempo de tela e os adolescentes?” e nossa cartilha voltada para pais e educadores “Tempo de tela e adolescentes – encontrando o equilíbrio” tenha acesso a informações valiosas sobre o uso responsável da tecnologia e como ajudar jovens a navegarem de forma saudável no mundo digital.

Tempo de tela
e adolescentes

Encontrando o equilíbrio

Entenda agora mesmo o que realmente importa sobre a relação dos jovens com dispositivos móveis e redes sociais!

Baixe nosso relatório “O que sabemos sobre a relação entre tempo de tela e os adolescentes?” e tenha acesso a informações valiosas sobre o uso responsável da tecnologia e como ajudar jovens a navegarem de forma saudável no mundo digital.

    EQUIPE

    Bárbara Alves

    Diretora do Centro de Pesquisa
    Psicóloga

    Karen Scavacini rosto

    Karen Scavacini

    Responsável Técnica
    Psicóloga

    Iago Natividade

    Assistente de Pesquisa
    Psicólogo

    APOIO

    logo-tik-tok

    VEJA COMO FOI O LANÇAMENTO DO CIP

    Desenvolvido por