Suicídio, mídia e subjetividade

Objetivo:

O objetivo deste curso é refletir sobre a determinação da cultura de massas e da Indústria Cultural (Theodor Adorno) na produção da subjetividade contemporânea e no sofrimento que resulta em suicídio. Deste modo, serão discutidos tanto os princípios éticos fundamentais que norteiam a exposição e abordagem do tema do suicídio na prática de profissionais de mídias impressas e digitais, quanto o impacto destes veículos no processo de socialização de indivíduos e na produção de subjetividades danificadas.

Conteúdo:

  • Suicídio e Mídia: como abordar o tema para o público?
  • Cuidados na elaboração da informação: orientações da Organização Mundial da Saúde.
  • O conceito de Indústria Cultural na obra de Theodor Adorno.
  • Suicídio, indústria cultural e socialização direta.
  • A produção subjetiva contemporânea em tempos de liquidação da cultura.

Público Alvo: Profissionais e estudantes das áreas da saúde, ciências sociais e educação.

Informações Gerais

Horário

Horário: 9:00 às 13:00

Carga horária: 4 horas

Próxima turma

Próxima turma:

13/07/2019 (sábado)

Número de Alunos

Público Alvo: Profissionais e estudantes

Número de Vagas: 20

Investimento

Investimento: 150,00

Diferencial

Professores especialistas, mestres e doutores.

Instituto filiado ao IASP – International Association for Suicide Prevention

Facilitador

Docentes:

Thiago Bloss – Psicólogo, graduado na Universidade de São Paulo (USP), mestre em psicologia social pela Universidade de São Paulo (USP), docente da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e docente convidado no curso de formação em suicidologia do Instituto Vita Alere.

Elis Cornejo – Psicóloga, mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS), membro do Early Career Group da IASP (International Association for Suicide Prevention).

Local

Local: Integra – Rua Bagé, 19 – Vila Mariana SP